CAPACITAÇÕES

AULAS VIRTUAIS

No sábado, 14 de março de 2020, o projeto “Nossos Ventres” ofereceu de forma gratuita duas capacitações sobre saúde sexual e reprodutiva em Salvador. A parte da manhã foi voltada para o público em geral interessado, com o objetivo de discutir conhecimentos e práticas tradicionais de cuidado com o corpo menstruante e gestante.

 

A parte da tarde, foi voltada para profissionais de saúde (incluindo profissionais de terapias e práticas holísticas e integrativas) e tinha como objetivo colocar em destaque a discussão sobre a humanização do atendimento médico e a importância de um cuidado da saúde integral. Participam do encontro a sanitarista e doula Daniele Souza, a fisioterapeuta e doula Viviana Mata e a psicóloga e redutora de danos Ana Sampaio Lemos.

 

Participaram da capacitação as profissionais Jaqueline Almeida, terapeuta holística e integrativa e pesquisadora de tecnologias e saberes ancestrais; Júlia Morais, criadora da marca de absorventes de tecido Flor de Maio Bio; Lara Carvalho, coordenadora do projeto “Nossos Ventres”, terapeuta holística e pesquisadora autônoma sobre ciclos menstruais; a sanitarista e doula Daniele Souza, a fisioterapeuta e doula Viviana Mata e a psicóloga e redutora de danos Ana Sampaio Lemos.​

Confira um resumo das capacitações:

Aprenda a Fazer Seu Mapa Menstrual

com Caroline Amanda

Aprenda a Fazer Seu Mapa Menstrual com Caroline Amanda, do Portal Yoni das Pretas! Caroline Amanda Borges é mestranda em Filosofia (PPGF/UFRJ); Educadora/Terapeuta Menstrual; Terapeuta Sistêmica e Coaching. Fundadora da comunidade @yonidaspretas. Acredita na ☥YONI=VENTRE como eixo das 5 Saúdes: física, mental/emocional, familiar, financeira e espiritual. Realiza consultas, cursos e palestras. Inspirada pelo Afro Perspectivismo, como pesquisadora, tem atuado nas áreas de Equidade Racial, Gênero, Família, Afro Consumo e Saúde/Bem Estar da População Negra, com ênfase na saúde das mulheres negras.

Instagram: @yonidaspretas | www.yonidaspretas.com

Parte 1: Interessades em geral

Parte 2: Profissionais de Saúde

Aprenda a Fazer Seu Próprio Absorvente de Pano

com Julia Morais

Chegue mais pra ver e ouvir Julia Morais, da Flor de Maio Bio, te ensinando a fazer o seu próprio absorvente de pano em casa! Julia Morais é mulher preta, cineasta e graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Artes com ênfase em Cinema e Audiovisual na UFBA. Trabalha com edição, montagem e pesquisa de representações de pessoas negras, em especial as mulheres negras lésbicas no cinema e no audiovisual. É idealizadora da Cinequebradas, mostra auto-organizada e periódica de cinema, produzida por e para mulheres negras lésbicas e bissexuais. Integra também a equipe de produção e curadoria da MIMB – Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba. É também doula, pesquisadora autônoma de ciclos menstruais e criou com a mãe, Maria Fátima, a marca de absorventes de tecido Flor de Maio Bio.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

 

- Tecido 100% algodão

- Tecido atoalhado (recheio que vai absorver o sangue)

- Tesoura

- Botão

- Linha

- Molde

- Caneta/lápis

Baixe o molde clicando aqui: